Instituto Tomie Otake nos presenteia com a Exposição Joan Miró até 11.08.15

Young MiroMiró nascido em 20 April 1893, foi um espanhol catalão, pintor, escultor e ceramista nascido em Barcelona. Em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em Paris, onde conheceu Pablo Picasso e as tendências modernistas como o Fauvismo e o Dadaísmo.

A Fundação Joan Miró foi fundada para dedicar ao seu trabalho, a cidade escolhida foi Barcelona sua cidade natal em 1975, e outra Fundação Miró, foi criada em 1981 na cidade de Palma de Mallorca, por ser sua cidade do coração.

Seu trabalho contempla o Surrealismo, uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. As cores fortes e o caos instalado são contemplados em cada uma de suas telas.

Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado, e esse contraste também aparece em suas esculturas. Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países. Ernest Hemingway esteve entre os notáveis apreciadores da sua obra.

Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim.

joan-miro- miro5

Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. E em 1978 recebeu a Medalha de ouro de Generalidade da Catalunha e o Prêmio Antonio Feltrinelli.

Em 1974, Miró criou a tapestry para o World Trade Center de NYC em parceria com o catalão e artista Josep Royo. A obra nomeada de The World Trade Center Tapestry  foi uma de suas obras mais valiosas que foi perdida no ataque de 11 de Setembro.

miro2 miro3 miro4

O trabalho de Miró contempla de forma poética a natureza através das cores, apesar das dualidades e contradições, pois tem sempre um quê de caos, mas os seus últimos anos de trabalho foram traduzidos prestigiando as cores preto e branco.

end of life end of life2miro feliz

Quer conhecer mais? Visite a exposição no Instituto Tomie Otake, a exposição reúne mais de 100 obras do artista, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão, e estará até 16 Agosto.
Serviço: Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 – entrada pela rua Coropés

Horário de Funcionamento: 11:00 as 20:00h

Ingresso: entrada gratutíta

Maiores informações: 2254-1900

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s