Passagem do Ano… $orte para o ano de 2016

 

A passagem de ano sempre traz consigo uma conotação de recomeço. É tempo de deixar pra trás as tristezas e acreditar que o próximo ano pode ser melhor. Nessa época, as pessoas praticam e levam consigo algumas superstições, cuja origem se perdeu no tempo, mas que continuam propícios para dar uma “mãozinha” na sorte e trazer bons fluídos para 2016.

Quem nunca ouviu da mãe ou da avó dicas para atrair sorte para o ano novo? Muitas dessas superstições envolvem alimentos:

LENTILHA =  DINHEIRO, essa crença vem de uma história bíblica conta que Esaú trocou o seu direito de primogênito por um prato de sopa de lentilhas preparado por seu irmão Jacó, abdicando do direito de suceder o pai como chefe da família, mas obtendo a sorte de tornar-se um homem rico. Com isso a leguminosa acabou virando estrela nas ceias de Réveillon e ganhando a fama que seus grãos, por serem arredondados e
aumentarem de tamanho quando cozidos, trazem dinheiro e riqueza.

Na verdade, os grãos simbolizam a fertilidade e as oportunidades que aparecerão durante o próximo ano, mas não só deles vivem os rituais de final de ano. Existem outros simbolismos bastante curiosos: para garantir prosperidade, deve-se comer sete grãos de uva na virada do dia 31 de Dezembro para 1ºde Janeiro e fazer um talismã com sete sementes dessas uvas, que serão guardados na carteira até o próximo Réveillon, quando estas devem ser substituídas por novas.

Formas arredondadas lembram dinheiro e cores amarelas, ouro. Assim, dizem também ser garantia de fartura incluir na ceia os seguintes ingredientes: romãs, maçãs, azeitonas, castanhas, laranjas, ervilhas, arroz, beterrabas, abóboras e cenouras.

VESTIR BRANCO = Paz e Harmonia

Quem é que nunca se vestiu de branco na virada do ano? A cor representa o desejo de que o ano que chega seja repleto de paz e harmonia. Outras cores como o rosa e o amarelo também são associadas à passagem do ano. Além do simbolismo das cores há ainda os que aliam a isso o uso de

Roupa nova =  Renovação no ano que se inicia. Cores indicadas:

Amarelo = PROSPERIDADE

Vermelho = AMOR

Verde = ESPERANÇA

Rosa = ROMANCE

A decoração também é diferenciada nesta época através da utilização de elementos e cores que transmitam aos clientes votos de positividade.

E para dar sorte:

  • Pular 7 ondas
  • Comer  7 uvas
  • Comer 7 gominhos de romã e por aí vai.

Enfim, são inúmeros os ritos de passagem, porque  fazem parte da cultura brasileira, se os rituais acima funcionam, não sabemos, mas o fato é que sempre fazemos todas as brincadeiras e tradições possíveis. A busca pela felicidade sempre fez parte do inconsciente do ser humano e ela acontece quando acreditamos que tudo pode mudar e trabalhamos para que isso aconteça. O importante é deixar de lado todos os acontecimentos negativos, fechando um  ciclo e recomeçar uma nova etapa.

Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s